sábado, 21 de março de 2015

1.º Triatlo de Vila Real de St.º António 2015





TRIATLO DE VILA REAL DE St.º ANTÓNIO - CN CLUBES
A equipa do Louletano Triatlo marcou forte presença nesta prova na distância Sprint (750m Natação + 20km Ciclismo + 5km Corrida), pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes, a qual decorreu este Domingo, 1 de Março, entre Monte Gordo e as ruas de Vila Real de Santo António.

EM DESTAQUE: 
Em termos colectivos o Louletano Triatlo conseguiu o 15º lugar por equipas masculinas (entre 29), o que representa uma posição a meio da tabela do Campeonato Nacional de Clubes. Conseguiu também garantir o 1º lugar coletivo algarvio, desta vez com os Leões do Sul no 2º lugar e a O2-Triatlo no 3º, num total de 5 equipas regionais.
Menção honrosa para Alice Direitinho, 1º lugar no escalão V3 feminino, e para David Caldeirão, 3º lugar no escalão V1 masculino. 

CLASSIFICAÇÕES:
Geral Feminina
43 Lénia Gamito - SEN - 01:28:27
46 Alice Direitinho - V3 - 01:44:56
Geral Masculina
62 Igor Lopes Guerreiro - SEN - 01:02:33
70 David Caldeirão - V1 - 01:03:18
102 Rafael Batista - SEN - 01:06:58
109 João Pedro Antunes - SEN - 01:07:31
126 Sjoerd Drentje - V1 - 01:09:23
148 Fabio Tavares - V1 - 01:12:06
157 Filipe Conceição - V2 - 01:13:07
161 Carlos Costa - SEN - 01:13:20
164 Jorge Gaspar - V1 - 01:14:09
171 Luis Trindade - V2 - 01:16:18
193 Marco Santos - SEN - 01:26:14
Uma parte da equipa antes da partida.
Partida feminina
Partida masculina
A PROVA:
Foram cerca de 50 triatletas femininas e 200 triatletas masculinos que se juntaram no areal da praia de Monte Gordo para efectuar o segmento de natação em água fria, como seria de esperar para esta altura do ano. A propósito disso destacamos as palavras de João Silva, o vencedor masculino desta prova: "Nesta altura do ano, na Europa, será praticamente o único sitio onde se pode fazer um triatlo a nadar em águas abertas. A temperatura não está tão fria, e hoje tivemos a sorte de termos a população de Vila Real a comparecer em massa, para apoiar as equipas no Campeonato Nacional. O ambiente foi muito bom e fiquei muito contente de poder participar." Não é novidade aquilo que disse João Silva. O Algarve tem condições únicas e ideiais na Europa para a realização de provas de triatlo, pelo que se espera que a FTP e as autarquias continuem a apostar no próximo ano neste fantásticos desporto que cada vez junta mais praticantes.


No segmento do ciclismo, o vento, apesar de não ser muito forte, dificultava de forma considerável o andamento dos que não conseguiam seguir em pelotão, sobretudo na interminável recta entre Monte Gordo e VRSA. Infelizmente houve algumas quedas e numa delas ficou o @João Valente, que estava a realizar uma boa prova. Felizmente, apesar de vários arranhões e pele esfolada, a sua queda não teve consequências graves. Fazemos votos da sua rápida e total recuperação para que nos possa ajudar na acesa competição regional em Quarteira, já a 22 de Março.
Por fim, o segmento de corrida foi realizado ao longo da estrada entre Monte Gordo e VRSA, num piso misto entre alcatrão e terra batida. Nesta parte final da prova a nossa triatleta @Joana Mendonça acabou por ser desqualificada por não ter parado numa "Penalty Box" para que lhe fosse descontado tempo. Segundo o juiz da prova, a Joana terá cometido uma infracção no segmento de ciclismo, ao seguir montada na biclicleta numa zona onde teria de ir a pé a empurrar a bicicleta com a mão. Nesses casos o atleta é sinalizado num quadro e obrigado a cumprir a penalização com paragem de aguns minutos numa "Penalty Box" ou Zona de Penalização. A falta de experiência nestas provas terá levado a Joana a ignorar esse aviso, concluindo a prova sem efectuar a paragem, o que levou à desqualificação final. Foi pena pois assim o Louletano Triatlo também teria pontuado por equipas femininas. Mas agora é tempo de aprender com os erros e começar a preparar a próxima prova, a clássica de Quarteira, onde se esperam mais de 400 triatletas.



Joana Mendonça a terminar segmento de natação.
David Caldeirão no início do segmento de ciclismo.
Igor Guerreiro
Lénia Gamito
Alice Direitinho no pódio.
David Caldeirão no pódio.
Fabio Tavares a terminar a sua prova.
Filipe José conclui a sua prova.


Fotos: facebook da Federação de Triatlo de Portugal.


1 comentário:

FlipMákinaInfernal disse...

Espectacular

Orgulho neste grande Blog